betoContribuição especial do nosso querido Betones!

Como, apesar dos ingentes esforços de seus editores, a NoDab continua publicando pouca novidade sobre escalada na parte de relevo mais desafortunadamente plano do centro-oeste, vi-me outra vez na situação de retornar de meu autoexílio e escrever algo sobre alguma coisa.

Neste caso, contrariando as expectativas normais dos posts de escalada em que figuram vias e boulders com graduação que ultrapassa as duas casas decimais, estou postando um vídeo da mais cadenajovem escaladora da equipe NoDab, que voltou à rocha.

Maria ganhou de natal um equipamento especial de escalada (vide a foto da nota fiscal) e já partiu para estreiá-lo encadenando um 7a brasileiro no salão principal do Belchior nos primeiros dias de 2013, a via Retaguarda. Foi a melhor atuação da família Beto, Chris e Maria que passou o fim de ano isolada no Belqui.

Aos 12 anos, em 2011, ela já tinha encadenado outra via desse grau, mas passou um ano sem escalar e, agora ao ocaso dos 13, retorna com vontade de chegar ao fim do P1050933ano mandando 8º grau, mesmo reclamando que estraga um pouco as unhas. É a esperança desse velho pai de ter alguém que guie e equipe para ele na sua velhice que se aproxima célere.

O vídeo tem a imagem um pouco tremida já que o camera(old)man. não tem mais a firmeza de décadas passadas. A música também é antiquada, mas me dei o direito, afinal sou de uma época em que música se fazia com guitarra, baixo, bateria e, eventualmente, um ukelele.

Boa, Maria!
Feliz 2013 moçada!