Todos nós já sabemos dos beneficios físicos da pratica de Yoga no complemento do treino da escalada, mas hoje vamos descrever sobre os benefícios psicológicos dessa pratica, a instrutora de Yoga Aline Jardin escreveu um pequeno texto sobre a relação entre a escalada e a Yoga:

“Yoga para mim significa União. A integração, no corpo, como templo consciente de universos existenciais e transpessoais  os quais nos mostram quem somos, de onde viemos e para quê estamos neste planeta, cercados destas ou daquelas pessoas e, qual é afinal, nosso propósito enquanto seres terráqueos que somos. Todos viventes neste azul e belo planeta Terra.

A escalada para mim é descobrir o que é sentir no próprio corpo, todas aquelas historias ditas ou lidas por teóricos de mais criativas e belas filosofias, psicologias, que dentre tantas ideologias se aproximam e se afastam de si mesmas, e ao se inovar se vêem belas e livres, como quem sobrevoa a si mesma.  Na escalada os desafios são contínuos, transpomos nossos próprios limites e ultrapassamos os mais particulares paradigmas, sobre nosso próprio corpo, nossos medos e nossas frustrações. Na escalada e no Yoga vivenciamos nossas dores sem nos apegarmos a elas, e imediatamente aprendemos a transformá-las em vida e prazer. Desde a primeira sapatilha ou do primeiro tapete, aprendemos a nos diferenciar e a nos distanciar do sofrimento, pois sabemos que ele nem mesmo existe perto da vontade que se tem de continuar a viver.

Na pedra tudo se torna simples e os desafios são constantes, nos oferecem oportunidades de crescer e assumir responsabilidades, sobre nosso próprio corpo, nossa própria segurança e sustentabilidade da própria vida. A prática diária, trás consciência e capacidade de reavaliar nossas ações e pensamentos, nos tornando estrategistas em busca de auto-equilíbrio, autoconfiança e auto-superação. Na pedra, tudo é muito simples, vivemos nossa própria verdade, mesmo que por vezes, ela nos desagrade. E neste ciclo de superação e renascimento seguimos inteiros, integrantes e complementares de um sistema universal de criação e recriação que é a Natureza.

O Yoga é a mais antiga de todas as filosofias, sua prática promove a saúde em seu sentido mais completo através do retorno à unidade com a natureza, integrando aspectos físicos, psicológicos e espirituais da vida.

Na escalada a capacidade de não se ater a limites, sua paixão, sua coragem que o faz exemplo de superação e renascimento, um gerador de saltos quânticos, energia esta vital no processo de recriação da própria natureza. Em um mundo que urge por atitudes sustentáveis, ele(a) é um exemplo de que, o seu fazer mesmo que pequeno e particular, faz a diferença. Contribua para um mundo melhor, faça o que você gosta!”

Como prova disto segue o vídeo que mostra um escalador não muito conhecido, mas que descreve bem sobre essa relação…

Lembrando que todas as sextas-feiras agora no Ginásio Sloper a partir das 21h tem aula de yoga para os alunos matriculados.